O “gás de cozinha”, como é conhecido popularmente o gás liquefeito de petróleo (GLP), recebe esse apelido por sua utilização mais conhecida que é nos fogões residenciais. Ele é uma das frações mais leves do petróleo e sua queima é muito limpa, com baixa emissão de poluentes.
Em praticamente qualquer casa brasileira que você vá, você encontra um botijão de gás. Mas você já se perguntou qual é o gás de cozinha mais usado nos lares brasileiros? Do que ele é feito e por onde ele passa até chegar na sua casa?
Qual a composição do gás de cozinha? O gás de cozinha, esse que temos em casa e que o Gás Marília leva até você, é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), pois a principal característica deste tipo de gás é que, devido à alta pressão ao armazenar em um botijão, ele se torna líquido. Na verdade, o GLP não tem apenas um gás em sua composição. É uma mistura de gases condensáveis (que podem passar para o estado líquido) provenientes do petróleo.
O gás de cozinha tem cheiro? O GLP não possui cheiro, optou-se por fazer isso artificialmente com a adição de enxofre para minimizar o risco de um vazamento não ser percebido.
O GLP está em todo o lugar? Por ser transportado de forma prática, hoje o gás de cozinha está em todos os municípios brasileiros, sua presença nas casas brasileiras é maior que água encanada e encanamento, por exemplo.
Do que é feito o botijão? O botijão é fabricado com chapas de aço muito resistentes, obedecendo as normas técnicas do Inmetro. Elas são feitas para suportar com total segurança a pressão interna do vasilhame.
O que tem dentro do botijão de gás? O botijão contém apenas GLP. No entanto, por estar sob pressão, o gás apresenta-se 85% em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso é tão importante ter em mente que deitar o botijão para que ele “renda” mais é algo perigoso, pois pode incorrer em vazamentos.
Como saber se o gás está acabando? O propano e o butano são os gases dominantes dentro do botijão, formando o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada. Este é o sinal: quando a chama começar a ficar amarela, é um sinal de que o gás está para acabar.
A mangueira de gás GLP tem validade? Toda mangueira usada para instalação do gás de cozinha possui prazo de vencimento, geralmente de cinco anos. Não é indicado o uso após atingida a data de validade, assim como a válvula reguladora do botijão, pois os materiais podem estar desgastados resultando no risco de vazamentos.
Botijões de gás explode? O botijão de marca confiável, como o Liquigas, não explode. O que acontece é um vazamento do gás que por ser um líquido altamente inflamável, quando está em grande concentração no ambiente e entra em contato com calor ou eletricidade, por exemplo, sofre combustão.
Comments