top of page
Foto do escritorGás Marília

10 dicas do Gás Marília para economizar gás.

O gás de cozinha é o combustível necessário para fazer do seu fogão um parceiro para o preparo de várias receitas como o pão artesanal, o bolo para o café e até a sobremesa de domingo. Nós aqui do Gás Marília nos preocupamos em oferecer o melhor produto, por isso escolhemos uma distribuidora reconhecida, a Liquigás, e formas de te ajudar a diminuir as despesas e aumentar a durabilidade do seu produto. Afinal de contas, ninguém vai ficar sem comer, mas também não dá para gastar uma fortuna nisso, certo?

Medidas simples como: organizar a sua área de trabalho antes de começar alguma receita, separar e cortar os ingredientes, técnicas de preparo ou pré-aquecer o forno para assar determinados alimentos contribuem para você economizar no gás de cozinha e adotando esses hábitos, vai ver a diferença na conta do final do mês.

Confira a seguir, 10 dicas que o Gás Marília pensou para te ajudar a economizar gás de cozinha e evitar o desperdício.


  1. Preste atenção na cor da chama A cor do fogo pode dar sinais de impurezas acumuladas nos bocais do seu forno e fogão. O ideal é que ela sempre esteja azul, então se notar que ela está alaranjada ou amarelada, deve haver algum entupimento que te faz gastar mais gás, neste caso, fale com o nosso entregador que ele pode te ajudar.

  2. Organize os ingredientes e a cozinha Deixar todos os ingredientes prontos e a cozinha organizada não só te faz parecer um verdadeiro masterchef como pode te ajudar a economizar gás de cozinha. Ligar o fogão antes de separar os ingredientes que vai precisar, deixar os ingredientes dourando ou refogando, enquanto se faz outra coisa, pode não só queimar o alimento, como deixar o fogo ligado por mais tempo sem necessidade. Vale lembrar que quanto menor o tamanho do que você vai cozinhar, mais rápido isso acontece. Por isso, ao lavar, picar e separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, você economiza tempo e o mais importante gás.

  3. Pré-cozinhe ou deixe de molho Ter alimentos pré-cozidos e guardados em pequenas porções é um ótimo método para poupar tempo e gás de cozinha, principalmente se estivermos falando daquelas combinações que estão sempre no seu cardápio como, arroz, feijão, macarrão, legumes, entre outros. Há ainda hábitos na cozinha que podem diminuir o tempo de cozimento, como deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de levá-lo à panela de pressão.

  4. Use o tamanho e tampa da panela a seu favor Economizar tempo de cozimento de uma receita diminui o consumo de gás. Mantenha as panelas centralizadas na chama e use a tampa da panela, isso aproveita melhor o calor e faz o alimento cozinhar mais rápido. Mas atenção, se você usa uma tampa maior ou menor que o diâmetro do recipiente que vai ao fogo, o calor dispersa e os alimentos não cozinham tão rápido. E lembre-se: O tamanho das bocas do fogão não são diferentes por acaso, usar panelas pequenas em bocais grandes (e vice-versa) é desperdício de gás, quando você usar uma panela diferente do tamanho da chama pode perder até 40% do calor do cozimento.

  5. Panela de pressão sem medo A panela de pressão ainda é a melhor companheira na hora de economizar gás, porque ela cozinha mais rápido os alimentos. O truque é cozinhar na pressão parte do tempo com o fogo ligado e depois deixá-la fechada já com o fogo desligado.

  6. Forno pré-aquecido Por mais que o forno esteja vazio, ligá-lo antes faz com que o calor seja distribuído em todo o forno e que ele fique na mesma temperatura do início ao final do preparo.

  7. Cozinhe no Vapor Aproveitar o vapor do cozimento de outros alimentos (como o arroz) para colocar uma escorredeira em cima e cozinhar legumes te ajuda a ter menos louça e ser econômico no uso do gás. Importante, a escorredeira não pode ser de plástico. Preste bastante atenção ao tempo de fervura e à quantidade de água. Caso a quantidade de água seja muito grande, isso faz com que leve mais tempo para levantar fervura. E, assim, mais tempo será o cozimento. Sempre lembrando que assim que levantar fervura, diminua o fogo.

  8. Planeje seus pratos para semana Ter um cardápio semanal te ajuda a cozinhar de uma só vez uma quantidade maior dos ingredientes que você mais usa ou até a cozinhar juntos pratos diferentes que usam o forno na mesma temperatura. Assar o pão caseiro e as batatas para o purê ou a sobremesa e o prato principal otimiza o consumo do gás. Ah, evite ficar abrindo e fechando a porta do forno enquanto ele está ligado isso faz a temperatura oscilar e você gastar mais gás tente sempre usar a luz para verificar se seu prato já está pronto ou não.

  9. Cuidado com as correntes de ar Locais com janelas abertas ou ventilador ligado fazem a chama oscilar e prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e, consequentemente, aumentam o tempo. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar e feche portas e janelas para acelerar o processo.

  10. Cheque o seu gás Uma vistoria das instalações e equipamentos a gás deve ser realizada com frequência, eventuais escapes de gás e desgastes, podem ser diagnosticados e reparados. Além de te ajudar na economia, evita acidentes. E se você não conhece direito as peças e como fazer isso conte com a nossa equipe de especialistas. Qual item você chamou mais sua atenção? Você já utiliza algum método para economizar gás de cozinha?


 


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page